de de

Os 103 projetos finalistas da 26ª edição do Prêmio Salão Design concorrem à premiação especial Voto Popular, que neste ano vai contemplar dois projetos: um de profissional e um de estudante. De 24 de setembro a 13 de dezembro, o público pode acessar este link e seguir o passo a passo para votar em seus favoritos, ajudando a eleger os destaques da edição. O resultado será revelado no dia 06 de janeiro de 2025, quando serão anunciados os demais premiados – escolhidos pelo grupo de cinco jurados estético-criativos.

Principal e mais tradicional premiação latino-americana do design de mobiliário, o Prêmio Salão Design é realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com o objetivo de aproximar designers e indústrias. Além de tornar o setor moveleiro mais competitivo, inovador e sustentável, cria uma vitrine internacional para o talento de profissionais e estudantes, possibilitando parcerias e reconhecimento no mercado.

A diretora do Prêmio, Priscila Manfroi, ressalta a importância do Voto Popular. “Nesses mais de 35 anos de existência, o Prêmio Salão Design ajuda a contar a história dos móveis de diferentes épocas. Contamos com a expertise de jurados altamente qualificados, que são referência em suas áreas de atuação, mas também é interessante perceber o olhar e as preferências do público. São distinções que se completam e dão ainda mais visibilidade ao talento dos designers”, explica.

COMO OCORREM AS AVALIAÇÕES
A 26ª edição do Prêmio Salão Design teve 450 projetos inscritos por profissionais e estudantes do Brasil, Argentina, Uruguai, México e Colômbia. Após a avaliação técnico-funcional, realizada remotamente por cinco jurados, chegou-se ao número de 103 finalistas. Todos eles concorrem ao prêmio especial Voto Popular e estão aptos para a fase estético-criativa, quando outros cinco jurados avaliarão os produtos presencialmente em Bento Gonçalves (RS), no mês de dezembro. “Importante destacar que todo o processo avaliativo é feito às cegas, ou seja, os jurados analisam os projetos sem qualquer tipo de referência ao autor. Esse é um diferencial que garante idoneidade e credibilidade ao Prêmio”, pontua a diretora.

Concluída a apuração do Voto Popular e a segunda etapa de avaliação, o Prêmio anunciará os contemplados da edição em seus canais oficiais, no dia 06 de janeiro de 2025. A mostra com finalistas e premiados será de 17 a 20 de fevereiro, na Movelsul Brasil – principal feira de móveis da América Latina, que ocorre em Bento Gonçalves.

PREMIAÇÕES ESPECIAIS
Além do Voto Popular, outras premiações especiais podem ser conquistadas pelos participantes. O Prêmio Madeiras Alternativas, parceria com o Laboratório de Produtos Florestais (LPF) Serviço Florestal Brasileiro (SFB), concede troféu e uma viagem para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentado na Amazônia, bem como visitar o LPF em Brasília (DF). Todos os projetos finalistas enviados para a análise estético-criativa concorrem a essa distinção – desde que utilizem madeiras classificadas como alternativas pelo SFB.

Outra premiação especial do Prêmio Salão Design é o Troféu Professor Orientador. Os estudantes premiados que indicaram orientação docente no ato da inscrição concorrem a essa honraria que valoriza o trabalho do professor e a instituição de ensino.

Ao lado do Prêmio Salão Design estão marcas que acreditam na importância do design como ferramenta de competitividade para indústrias moveleiras e fomento de oportunidades para profissionais e estudantes. Com Patrocínio Master de Duratex e Interprint, Patrocínio Standard de Akeo e Patrocínio Especial de Renna, a premiação conta mais um capítulo de longevidade e inovação.


Por:

Imprensa Sindmóveis

Compartilhar:

Recomendados: