Sem rodeios, a arquiteta Mariana Travassos define sua parceria com a colega de profissão Bel Lobo em duas sentenças: simples e para todos. De fato, a estante Vira e Mexe, menção honrosa na 20ª edição do Prêmio Salão Design, é uma ideia prática encomendada pela Tok&Stok e que vem fazendo sucesso pela sua sacada de mestre. Não tem mistério, o projeto redefine o uso de ferragens já muito conhecidas e cria um ambiente totalmente personalizável.
Bel e Mariana trabalham juntas há mais de 10 anos em projetos variados, como o programa Decora, veiculado pela GNT. Lojas, restaurantes, residências, escritórios, bicicletas, kombis, contêineres, móveis, objetos e outros desafios unem o potencial criativo das arquitetas. Essa dinâmica de desafios, aliada ao desejo de transformar projetos em produtos para o mercado, levou à criação da marca m.o.o.c, lançada ao mercado há dois anos.
A linha Vira e Mexe, por exemplo, surgiu de uma demanda da própria loja por pequenos objetos organizadores. Com a experiência da dupla no programa Decora, elas perceberam em diversos projetos que espaços pequenos e prazos curtos precisam de móveis inteligentes, práticos e customizáveis. Toda a linha passeia pela ideia de transportar, levar, mudar, adequar, adaptar. “Daí o nome Vira e Mexe. Vira e mexe você muda, tudo muda com você”, conta Mariana.
O conceito dessa estante partiu de ferragens como as cremalheiras e seus suportes existentes no mercado. Elas oferecem muita liberdade e facilidade de montagem, mas deixavam a desejar na variedade de seus equipamentos. A estante é uma combinação de prateleiras, nichos abertos, fechados ou com bandejas. As possibilidades de montagem são muitas, podendo ser usada como sala de TV, escritório, copa ou simplesmente estante de livros.