Os trabalhos inscritos no Prêmio Salão Design 2013 passarão por alguns critérios de julgamento para seleção e premiação. São eles:
· Conceito do projeto;
· Adequação ao público alvo;
· Forma e função;
· Ergonomia;
· Acabamento;
· Fidelidade do produto em relação ao projeto apresentado;
· Grau de inovação formal e tecnológica;
· Qualidade e segurança;
· Sustentabilidade/impacto ambiental;
· Viabilidade de produção.
Vale atentar para o fato de que cópias de produtos existentes serão sumariamente excluídas da seleção e que a utilização de matéria prima dos patrocinadores do prêmio não influenciará, de forma alguma, na decisão dos jurados.
A organização do Prêmio Salão Design sugere aos participantes que consultem a normatização, principalmente quando se tratar de produto que exija requisito de segurança. Consultas poderão ser feitas ao SENAI/CETEMO de Bento Gonçalves para esta finalidade. Durante a realização da Segunda Etapa eliminatória os produtos que exijam requisitos de segurança poderão ser submetidos à análise técnica do SENAI/CETEMO.
A Comissão Julgadora do Prêmio Salão Design 2013 será composta por cinco membros representantes de entidades nacionais e internacionais, podendo ser formada por professores, jornalistas especializados na área, industriais não concorrentes, associações de designers de reconhecida experiência e profissionais do design. A divulgação dos participantes do corpo de jurados será feita aqui no blog até 30 dias antes do final do prazo de inscrição (22 de fevereiro de 2013).